sábado, 27 de março de 2010

PLENÁRIO LEMBRA JOAQUIM NABUCO

O Senado homenageia o pensador, escritor, diplomata, político e abolicionista Joaquim Nabuco.

A sugestão de fazer a homenagem antes da sessão plenária foi do senador Cristovam Buarque (PDTDF).
A Lei 11.946/09 institui 2010 como Ano Nacional Joaquim Nabuco, para celebrar o centenário de sua morte, ocorrida em 17 de janeiro de 1910, em Washington.

Nascido no Recife em 19 de agosto de 1849, Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi historiador, jurista e jornalista, além de um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Foi embaixador nos Estados Unidos entre 1905 e 1910 e destacou-se pela sua luta contra a escravidão. Filho do jurista e senador do Império José Tomás Nabuco de Araújo Filho e de Ana Benigna de Sá Barreto Nabuco de Araújo, Nabuco foi deputado e, apesar de monarquista, conciliava essa posição política com sua postura abolicionista.

fonte:  Jornal Do Senado, Ano XVI – Nº 3.201 – Brasília, segunda-feira, 29 de março de 2010
 
 

Nenhum comentário: